segunda-feira, 28 de abril de 2014

Bolo Integral de Mel e Amêndoa





Os bolinhos feitos ao domingo são sempre bolinhos bons...têm outro sabor, não sei explicar...
São uma espécie de presente, que alegra o nosso dia e nos faz esquecer que no dia seguinte já será segunda feira... I hate mondays...
Este bolo vem do livro "Dias com Mafalda" da Mafalda Leite.
É um bolo delicioso, com sabor intenso a amêndoa e perfumado com mel! Há combinação melhor?
O crocante de amêndoa contrasta com a textura macia deste bolo...Ah...e é feito com farinha integral! A sério!
É definitivamente um bolo a experimentar!
Fica aqui a receita.












Adaptado do livro "Dias com Mafalda" da Mafalda Pinto Leite


Ingredientes:
200 g de margarina vegetal
180 g de açúcar amarelo
4 ovos caseiros
150 g de farinha integral
1 c. de chá de fermento em pó
150 g de amêndoa moída

(para a cobertura)
amêndoa laminada q.b. 
3 c. de sopa de mel 



Preparação:

Bater bem a margarina com o açúcar.
Adicionar os ovos uma a um, juntamente com uma colher de sopa de farinha, batendo bem entre cada adição.
Juntar a amêndoa e misturar.
Incorporar a restante farinha com o fermento.
Deitar numa forma untada e polvilhada de farinha (ou forrada com papel vegetal) e polvilhar com a amêndoa laminada.
Vai ao forno a 170 ºC durante 55-60 min.
Desenformar o bolo ainda quente e regá-lo com o mel.




















30 comentários:

  1. Olá Sílvia,

    tenho esse bolinho marcado para fazer:)
    ficou lindo e que cor gulosa, perfeito , adoro o interior.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Esse interior está mesmo fantástico!
    Ficou perfeito, a cor, a consistência... estou deliciada :)

    ResponderEliminar
  3. Que lindo e que aspeto! Magnifico! Ficou-me mesmo a apetecer uma fatia!
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  4. Ficou muito lindo e apetitoso o teu bolinho...adoro bolos com frutos secos.
    Boa semana
    Bj

    ResponderEliminar
  5. Eu adorei, além de lindo, tem um aspecto delicioso!
    Bj

    ResponderEliminar
  6. fica com um aspecto delicioso!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. A beautiful cake, it looks like it tastes amazing!!

    ResponderEliminar
  8. Uso sempre farinha integral nos bolos e funciona tão bem! Praticamente todas as receitas podem ser feitas com farinha integral!

    ResponderEliminar
  9. Faço muitas vezes bolos com farinha de amêndoa e ficam deliciosos este teu bolo é um exemplo saudavel e delicioso só a manteiga e que tentaria trocar por oleo de girassol ou azeite.... vou guardar:)

    Beijinho grande e boa semana

    ResponderEliminar
  10. Ficou com um excelente aspecto o teu bolo Sílvia!
    Estou-me a imaginar com os meus dentes nessa deliciosa fatia...ai ai como me iria consular!

    Beijinhos;

    ResponderEliminar
  11. Domingo para mim também é dia de bolinho, até chegar os dias de praia, o fogão têm que trabalhar para nos dar coisas boas!
    E este bolo lindo, deve ser mesmo uma delícia.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Olá!
    Esse bolo parece muito bom... como tem amêndoa moída deve ser uma delícia, adoro usar em bolos :)
    Por acaso raramente faço bolos ao domingo... faço sempre no sábado... podem ser dias iguaizinhos, mas o domingo parece mesmo mais pequeno e cinzento! Acho que "sofro" (que exagerooo :P) por antecipação ;)

    ResponderEliminar
  13. Ora aqui está um bolo que me deixou cheia de vontade de experimentar. Também tenho o livro e acho que devia folheá-lo mais vezes... O bolo ficou mesmo com um aspecto delicioso!

    Beijinhos
    Raquel
    http://amor-as-camadas.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  14. Obrigada a todos vós. É tão bom ler os vossos comentários! Dão-me força e ânimo para continuar!
    Bem hajam!
    Beijinhos a todos, todos!

    ResponderEliminar
  15. Como sempre adoro entrar no seu blog. É uma inspiração pra mim. Suas fotos e suas receitas incríveis. Obrigada por compartilhar. =)
    Beijos,
    Amanda

    ResponderEliminar

Deixe aqui os seus comentários e/ou perguntas.
Obrigada pela visita!