sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Galette de Pêra com Queijo de Cabra





Os dias começaram a ficar mais frios e finalmente já me mentalizei que o inverno está a chegar. Já me rendi às camisolas, ao cachecol, às botas e até já acendi a lareira! Nesses dias mais frios, e quando a preguiça para sair é muita, apetece ligar o forno e confeccionar algo que reconforte a alma. E sim, esse algo reconfortante tem que ter sempre um "bocadinho de açúcar", não fosse eu uma gulosa nata.

Aprecio muito a combinação do doce com o salgado. Por isso, quando a Merci Chef! me contactou para elaborar uma receita com dos seus produtos, pensei logo numa sobremesa. Se para alguns a combinação de fruta com queijo pode soar estranha, para mim é uma combinação que pode funcionar muito bem. Aproveitei um desses dias frios em que não apetece sair do conforto do lar para ligar o forno e colocar as mãos na massa, literalmente. Idealizei uma rústica tarte de fruta com queijo e adorei o resultado.

Quem me conhece sabe que sou uma  grande apreciadora de queijos e que tenho uma predilecção especial pelos queijos franceses. O queijo que escolhi para esta receita foi o queijo de cabra de Sainte Maure e a combinação com a pêra funcionou deliciosamente bem. 

Não tenham receio de experimentar esta tarte de ar desarrumado e sabores contrastantes, pois ela é simplesmente uma delícia. 





O queijos Merci Chef! encontram-se à venda nos supermercados Continente e Jumbo e as variedades disponíveis são os queijos Camembert (de Cogumelos e mistura de Pimentas) e três queijos de cabra (Buchette LightSainte-Maure e Soignon Bûche). Se quiserem saber mais sobre esta marca de queijos visitem a página do Facebook ou o site.






Ingredientes:

(massa)
200 g de farinha de trigo sem fermento
80 g de margarina vegetal fria
1 c. de sopa de açúcar amarelo
1 ovo caseiro batido

(recheio)
cerca de 5 pêras Rocha pequenas
queijo de cabra Sainte-Maure Merci Chef!  (usei cerca de 2/3 do queijo)
2 c. de sopa de açúcar amarelo
amêndoa laminada
açúcar mascavado para polvilhar q.b.



Preparação:

Numa saladeira, misturar a farinha com o açúcar.
Cortar a margarina em pequenos cubos e incorporá-la na farinha, usando os dedos até obter uma mistura parecida a migalhas.
Juntar o ovo batido e misturar tudo até ter uma massa homogénea.
Formar um disco com a massa e embrulhá-la em película aderente. 
Leva ao frio por 30 min.
Lavar as pêras, descaroçá-las e cortar em fatias finas.
Colocar as pêras num recipiente e envolvê-las com o açúcar. Reservar.
Numa superfície de trabalho limpa e polvilhada de farinha, estender a massa dando-lhe uma forma circular.
No meio da massa (deixar a parte de fora livre, parte essa que irá ser dobrada) espalhar o queijo de cabra em pedaços pequenos (cerca de 1/3 do queijo ou mais se for muito guloso). 
Cobrir com as fatias de pêra.
Voltar a colocar o restante queijo em pequenos pedaços e espalhar a amêndoa laminada por cima do recheio.
Polvilhar com açúcar mascavado.
Levar ao forno pré-aquecido a 190 ºC por cerca de 35-40 min, ou até a massa estar dourada.
Se quiser, quando a tarte estiver quase pronta, pincelar a massa com um pouco de mel e levar mais uns minutos ao forno.









7 comentários:

  1. Linda e os sabores devem combinar muito bem! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Silvia,
    Adoro galettes de fruta e se juntarmos queijo, que AMO de paixão então é a cereja em cima do bolo. Esta tua galette está dos deuses, já estou a imaginar o sabor hummm...
    Já agora aproveito para te felicitar acerca da nova parceria com a Revista Activa. Muitos parabéns!!
    Beijinho
    Ana

    ResponderEliminar
  3. Ficou uma beleza Sílvia, bem intensa em aspecto e seguramente em sabor.
    Combinação sublime :)

    Bjinhos

    ResponderEliminar
  4. que aspecto tentador!
    Beijinhos
    visita o meu cantinho e conhece um pouco mais da minha história de casamento:
    http://sudelicia.blogspot.pt/2015/11/wedding-diary-1-proposta.html

    ResponderEliminar
  5. Tem mesmo cara de delicia .... vou me aventurar.

    ResponderEliminar
  6. Não é uma combinação que use muito, mas sendo tão linda e estando tão apetitosa nessa galette tenho de experimentar! Deve ficar fantástica :D

    ResponderEliminar
  7. Que linda, esta galette!! As minhas saem sempre, sempre mal, a massa nunca me sai perfeita e nunca coze bem!!
    http://bloglairdutemps.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Deixe aqui os seus comentários e/ou perguntas.
Obrigada pela visita!